21.5.06

Dia da Dignidade Nacional


Pois bem, parece que estourou o saco. O povo grita "Basta!"
Depois de uma semana feladaputa que nós de São Paulo tivemos, alguns ativos desta nossa sociedade passiva organizaram um movimento em 20 cidades brasileiras, clamando por justiça, punição e transparência. Foi um movimento apolítico, mas foi inevitável o grito de "Fora Lula" de uns geléias, alguns dos quais eu, presente, ouvia dizer que era a primeira manifestação que participava. Cada coisa em sua vez e lugar, né?
Ao microfone, um policial fez a analogia entre político e fralda: têm o mesmo motivo para serem trocados.
Gritos de ordem ao som de Geraldo Vandré. Muita gente boa debatendo, sorrindo uns aos outros, crianças, moradores estendendo cores do Brasil pelas janelas.

Daí chego em casa e acesso o UOL, IG, Estado, mas encontro uma breve nota apenas no Terra assim:
Trânsito
Domingo, 21 de maio de 2006, 18h07
SP: protesto complica trânsito na avenida Paulista
"
A Avenida Paulista, em São Paulo, está congestionada nos dois sentidos devido à protesto que reúne 2 mil manifestantes. Eles saíram da Praça Oswaldo Cruz e direção à Consolação, fizeram o retorno na Rua Augusta e bloqueiam a pista no sentido Paraíso. O motorista deve evitar a região."

Ôrra, esperava que a mídia estivesse lá, junto, apoiando, e não apenas com fotógrafos. Sabe-se lá em que canto dos jornais serão publicadas as fotos (principalmente a de 2 senhoras, uma de verde, outra, de amarelo) que foram "convidadas" por fotógrafos a ficarem em frente àquele mundo de gente. Ah, povo só andou depois de segundos de flashes.

Enfim, queria gente mais influente em cima daquele carro de som. Henri Sobel e Clodovil (ainda com curativos de cirugia plástica no nariz) não marcam tanto. Reconheço o valor e postura deles, mas ficou marcada a ausência de tantos outros.

Torço para que o povo que foi não se cale ou fale baixo demais. Torço para que abram diálogos com pessoas no metrô, nos botecos, nos cafés.
Não machuca conversar. No caso, cura.

Ah, 20h e tá dando como destaque dos sites a rodada do Brasileirão.
LOL