27.7.07

Bonitinhas demais não sei pra que

Porque Sandra Annemberg, apresentadora do jornal Hoje, da Globo, fala igual a uma tonta, exigindo o máximo da musculatura facial com sorrisos e sombrancelhas que acompanham em um tom sentimental para passar informação (já notícia... com cara de "Menina, você viu?")? Ainda mais quando se trata do investimento atual da emissora, no caso os Jogos Panamericanos. Gestos de aprovação e desaprovação a cada minuto. E ainda é baixinha e cabeçuda, como a maioria das apresentadoras. Bonita, mas um horror.
Todo o (bom, mas duvidoso sempre) jornalismo da emissora passa por uma maquiagem de faz-de-conta. A informação é passada como uma estoriazinha com metéforas inerentes ao que está no campo visual da câmera, junto ao repórter.
O jornalismo sério não precisa ser chato, mas não precisaria fazer palhaçada (desculpem-me os profissionais de circo) para manter atenção do público. Mais ainda atenção dos anunciantes, empresários, políticos e governos.

Toda forma de cencura é burra, mas promover esse outro tipo de burrice, o de tratar o telespectador como babaca, deveria ser crime.

Pena que há tantas vítimas imbecializadas e assistindo ao Video-Show a essa hora.